Tuesday, April 30, 2024
spot_imgspot_img
HomeNotisiaCOMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA

Dili, 12 de Abril de 2024, 19H00 EM TIMOR-LESTE

SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO VISITAR Á TIMOR-LESTE NOS DIAS 9 A 11 DE SETEMBRO DE 2024

HOJE PODEMOS CONFIRMAR OFICIALMENTE QUE SUA SANTIDADE VISITARÁ TIMOR-LESTE NOS DIAS 9 A 11 DE SETEMBRO DE 2024.

A SEGUIR A ESTE COMUNICADO DA PRESIDÊNCIA, PARTILHAMOS O COMUNICADO OFICIAL EMITIDO PELA CONFERÊNCIA EPISCOPAL TIMORENSE E A NUNCIATURA APOSTÓLICA EM DÍLI.

O PRESIDENTE DA REPUBLICA E TODO O POVO DE TIMOR-LESTE REGOZIJAM-SE POR ESTA CONFIRMAÇÃO PELA SANTA SÉ DE QUE A TÃO ANSIADA VISITA DE SUA SANTIDADE É AGORA CONFIRMADA OFICIALMENTE PELA SANTA SÉ.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E TODOS OS OUTROS ÓRGÃOS SUPERIORES DE SOBERANIA, EM ESTREITA SINTONIA E PARCERIA COM A CONFERENCIA EPISCOPAL TIMORENSE E A NUNCIATURA APOSTÓLICA EM TIMOR-LESTE TÊM ESTADO A TRABALHAR INTENSAMENTE NA PREPARAÇÃO DA VISITA DE SUA SANTIDADE PAPA FRANCISCO.

VAMOS TODOS, SEM EXCEPÇÃO, LIDERES E CIDADÃOS, CATÓLICOS E RELIGIOSOS DE TODAS AS OUTRAS CONFISSÕES RELIGIOSAS, DAR AS MÃOS, COLABORAR E TRABALHAR PARA RECEBERMOS EM GRANDE ALEGRIA O NOSSO MAIOR LÍDER, E CONSAGRARMOS TIMOR-LESTE COMO TERRA DA FRATERNIDADE HUMANA.

VAMOS CRIAR TODAS AS CONDIÇÕES POSSÍVEIS PARA QUE O NOSSO POVO SIMPLES SE SINTA PRÓXIMO DE SUA SANTIDADE E QUE SUA SANTIDADE POSSA IGUALMENTE VER REALIZADO O SEU GRANDE DESEJO DE ESTAR PERTO
DO POVO.

J. RAMOS-HORTA
PRESIDENTE DA REPÚBLICA

*

COMUNICADO

O Arcebispo Metropolita de Dili, Pró-Presidente da Conferencia Episcopal Timorense e Coordenador Geral da equipa da Igreja para a Visita do Santo Padre em TimorLeste, Sua Eminência Dom Virgílio Card. do Carmo da Silva, juntamente com o Representante da Sua Santidade em Timor-Leste, Revmo. Monsenhor Marco Sprizzi, têm a grande alegria e a elevada honra de anunciar oficialmente a data da Visita Apostólica de Sua Santidade o Papa Francisco em Timor Leste, transmitida pela Santa Sé através da Nunciatura Apostólica:
do dia 9 até o dia 1 1 de Setembro de 2024.

A Visita do Papa será um evento histórico para o povo timorense, que desejava ardentemente a presença do Santo Padre Francisco nesta terra bendita, onde os povos simples vivem com a originalidade a sua fé em Cristo Jesus.

A visita oficial do Papa em TIMOR-LESTE foi planejada desde o ano de 2020, mas por causa da Pandemia de Covid 19, não foi realizada. E hoje, agradecemos com imensa alegria à Sua Santidade pela confirmação da sua vinda em TIMOR-LESTE.

Em sinal da nossa gratidão e do nosso amor para o Santo Padre, a equipa da preparação por parte da Igreja está a trabalhar incansavelmente, em conjunto com a Nunciatura Apostólica, para o bom êxito da realização desta Visita do Sucessor de São Pedro, Pastor Universal da Igreja.

Agradecemos também o Estado Timorense, a partir do Sr. Presidente da República e do Sr. Primeiro Ministro, assim como a Equipa de preparação da Visita por parte do Governo, pela excelente colaboração e esforço na preparação organizativa e logística da Visita, para que todos os fieis timorenses sejam facilitados a participar e estar juntos do Santo Padre, o qual vem principalmente para encontrar a eles e fortalecer na fé e no amor de Cristo a Igreja em Timor-Leste.

Em nome da Conferencia Episcopal Timorense e da Nunciatura Apostólica em Timor-Leste, apelamos a todos os queridos irmãos e irmãs de colaborar e de trabalhar juntos neste tempo de preparação. E principalmente, preparemo-nos com a oração intensa para acolher o Santo Padre, para que a sua Visita seja um momento em que revigoremos a nossa participação na construção da nossa comunidade eclesial e civil, na vivência da nossa fé e na purificação da nossa cultura.

Dom Virgílio Cardeal do Carmo da Silva, SDB
Arcebispo Metropolita de Díli
Pro-Presidente da CET,
Coordenador Geral da equipa da Igreja para a Visita do Santo Padre
Monsenhor Marco Sprizzi Representante do Santo Padre em Timor-Leste

RELATED ARTICLES
Continue to the category
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments
Fans na'in: mak rona hela.
Loading ...

TRENDING SEMANAL

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x